24 de outubro de 2006

“Insucesso escolar deve ser combatido por todos…” (Margarida Moreira, Directora Regional de Educação do Norte). (Jornal de Notícias, 15 de Outubro)

Insucesso… Palavra que cada vez mais nos tem vindo a oprimir, sentindo cá dentro uma força estranha e incontrolável que queremos gritar e partilhar com todos vós.

Combater o insucesso? O que é isso? Como se faz? Com que meios e sobretudo quem o deve fazer?
- Os professores. (Será a resposta mais citada).
- Não e não e não.
- Respondem estes, em gritos de desesperos, cimentados com muitos anos de angústia, numa impotência plural, que parece arredar todos os outros que têm (eles, também) o DEVER DE CONSTRUIR essa cultura da educação, baseada, sobretudo, no respeito pelos valores tradicionais e em que a DISCIPLINA NA SALA DE AULA faz falta.

Perdeu-se o chamado e ortodoxo RESPEITO pela figura do PROFESSOR. E agora? Pedem-nos que formemos cidadãos. Como? Com quem? E onde?

Como? – Com a ajuda de toda a sociedade interveniente.
Com quem? – Com professores, alunos, pais e restantes instituições.
Onde? – Não só na escola. Nasce-se e cresce-se EM CASA. E é precisamente no lar que o cidadão desenvolve as suas ligações afectivas, que define os seus valores, transportando para a escola a herança que lhe deixaram em mãos…

Terão os alunos das nossas escolas aprendido o que é estar e conviver na Escola e na sala de aula? Fica a questão… dê a sua opinião.


Graça Silva
(Coordenadora da Biblioteca)

Comments:
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Se o insucesso deve ser combatido por todos, porque será que só os professores estão na "malha-dos-acusados"? Reflexão profunda e de todos precisa-se! Urgente!
 
Nao sabia que a nossa biblioteca tinha um bolg...
 
Muito bem continue a fazer artigos MUITO BEM bjs
 
Eu e a minha amiga achos o tema muito intersante, o insucesso escolar tem que ser combatido, pois se hoje em dia com habilitações é dificil arranjar emprego sem elas pior ainda.Ângela e Tânia 9.2
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?